Descrição do Projeto

“A Memória é uma Casa” foi meu projeto de conclusão do curso de Design Gráfico pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – ED/UEMG, brilhantemente orientado pela musa do editorial, deusa da diagramação, Daniela Luz.

O trabalho é um livro que reúne fotografia e poesia, organizados numa narrativa visual que, através de recursos como repetição e alternância, impõe um ritmo agradável e sutil ao interlocutor, aproximando-o a cada página das lembranças relatadas e retratadas ali.

O objetivo do livro é tratar as lembranças de minha infância e adolescência em minha terra natal, Carlos Chagas/MG, e ligar fotos atuais ao passado, através da atenuação das cores e contrastes. Além disso, o livro trata essas lembranças não apenas como pessoais, mas como lembranças do carloschaguense médio, lembranças às quais meus contemporâneos conseguem se relacionar.

O livro tem 152 páginas e foi impresso no formato 21,5×21,5cm, utilizando processos digitais de impressão sobre papel marcatto estile bianco 120g. “Simplifica“, a tipografia utilizada nesse projeto, foi desenvolvida por Kaiwa, ilustrador, tipógrafo e designer gráfico residente em Luxemburgo.

Junto com o livro foi impressa uma coleção de cartões postais promocionais, além de 8 modelos de marcadores de livros, que seriam encartados à publicação de forma sortida.

Web: “A Memória é uma Casa” no Issuu
Ano: 2015